POR QUE A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA?

CIAs - Ensine a seus filhos - Porque a Salvação é pela graça

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

Efésios 2:8-9

A vida neste mundo acaba, mas a alma é eterna. Jesus disse:

“Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?”

Marcos 8:36

Somente através de Jesus nós somos salvos e alcançamos vida eterna. Mas a salvação não se alcança pelas obras ou porque merecemos, por achar que somos bons. A salvação é pela graça, através da fé em Jesus.

Mas, o que é graça? A graça é um favor, é um presente que nós recebemos sem merecermos. A graça não depende do esforço humano, pois Jesus tudo fez para nós quando morreu na cruz para perdoar os nossos pecados. Toda a graça de Deus está revelada na pessoa maravilhosa do Senhor Jesus. A Bíblia nos conta como a graça de Deus alcançou um homem chamado Zaqueu (Lucas 19:1-10).

Zaqueu era chefe dos publicanos. Os judeus não gostavam dos publicanos, pois eles eram cobradores de impostos, e a maioria deles ficavam ricos cobrando impostos além do que era devido. Eles viam Zaqueu como um homem pecador, que fazia aquilo que não agradava a Deus. Se nem as pessoas gostavam de Zaqueu, como Jesus ia gostar dele? Bem, Jesus ama a todos, e por isso, ele amava a Zaqueu como todas as outras pessoas. Zaqueu queria muito ver a Jesus. Que coisa boa quando alguém quer se aproximar de Jesus. Só que havia uma multidão que o impedia. Zaqueu pensou rapidinho:

“Eu sou baixinho e não vou conseguir ver Jesus porque a multidão não vai deixar! Já sei! Vou subir numa árvore, e lá de cima eu vou conseguir ver Jesus!”.

Assim, Zaqueu correu adiante, subiu na árvore, e ficou esperando Jesus passar. Que surpresa ele teve quando, de repente, Jesus parou embaixo da árvore e o chamou pelo nome. O coração de Zaqueu bateu forte!

“Como ele me viu aqui em cima e sabe que me chamo Zaqueu?”

Zaqueu não sabia que Jesus é Deus, e sabe de todas as coisas. Ele conhece cada um de nós. Ele sabe o nosso nome. Conhece os nossos pensamentos, sabe o que estamos fazendo. Conhece quando estamos tristes, quando precisamos de ajuda. Por isso, sempre devemos ir até Jesus, pois Ele nos ama! Jesus disse mais:

“Hoje vou pousar em tua casa”

Nesse momento, a multidão começou a falar mal de Zaqueu. Falavam sobre os seus pecados e não gostaram que Jesus tinha entrado na casa de uma pessoa pecadora. A multidão sempre atrapalha. Ela representa tudo aquilo que quer nos impedir de chegar até Jesus. Mas Jesus não se importou com a multidão. Ele entrou na casa de Zaqueu e o Espírito Santo começou a operar no seu coração. Zaqueu confessou o seu pecado, as suas falhas, e Jesus o ouviu com amor. Já pensou? Jesus não acusou Zaqueu, nem apontou os seus pecados. Jesus viu que Zaqueu queria que Ele morasse no seu coração e estava disposto a obedecê-lo. Viu a sinceridade daquele homem e disse:

“Hoje veio salvação a esta casa”

No momento que Zaqueu deixou Jesus entrar na sua vida, a sujeira, o pecado foi saindo e a alegria da salvação, a paz e a certeza da eternidade entraram no seu coração. Jesus disse para todos:

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”

Você viu? A salvação é pela graça. Zaqueu não merecia, mas Deus viu a sinceridade do coração dele, e por isso, ele foi alcançado pela graça de Deus. Ele creu em Jesus como o seu único Salvador e Jesus fez morada no seu coração. Que alegria! Então, hoje, aprendemos que a salvação é pela graça, por meio da fé em Jesus:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

Efésios 2:8-9