EBD - Classes de 3 a 15 anos

Dezembro 2022

Tema do mês:  Os segredos do livro de Cantares”.  

Dia Assunto Texto
04/12 1ª Aula: Lombos cingidos e candeias acesas  Cantares 3:5b
11/12 2ª Aula:   
18/12  3ª Aula:   
25/12  4ª Aula:  

 

Para Classes de Crianças de 3 a 7 anos

Tema: Os segredos do livro de Cantares

1ª Aula: Lombos cingidos e candeias acesas

“... não acordeis, nem desperteis o meu amor, até que queira.” Ct 3:5b

O objetivo da aula é mostrar a necessidade de estarmos firmados na Palavra de Deus e cheios do Espírito Santo, pois Jesus em breve voltará.

Introdução

Vivemos os últimos dias da igreja aqui nesta terra: Jesus em breve voltará! E o livro de Cantares, apesar de ter sido escrito a muito tempo atrás, nos fala desses dias. Muitos ouvem falar da volta de Jesus, mas estão desatentos, não se preparam para esse dia. Mas a Palavra de Deus nos ensina como devemos aguardar a volta de Jesus! 

Desenvolvimento

No texto que lemos, a noiva, que é a igreja fiel, pede de todo o seu coração: “Não acordem o meu amor, até que ele queira”. 

Sabem o que ela estava dizendo? Que o dia da volta do Senhor Jesus não vai acontecer quando as pessoas quiserem, mas no dia que Deus Pai escolher. Enquanto Jesus não vem, vamos valorizar o Seu amor por nós, preparados, vigilantes, aguardando este momento como Ele nos orientou: “Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias.” Lc 12:35.

O que é lombos cingidos? Nos dias de Jesus, os homens usavam roupas cumpridas, e quando iam trabalhar, guerrear ou sair, eles cingiam os lombos. Cingir é ajustar a roupa com o cinto. Se estamos com os “lombos cingidos”, estamos preparados, firmados na verdade, que é a Palavra de Deus. “Estai pois firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade” Ef 6:14b.

Mas bastava apenas estar com lombos cingidos? Não! Era necessário também estar com as candeias acesas. A candeia é o nosso coração. Candeia acesa é o coração cheio do Espírito Santo, cheio da bênção do Senhor. Candeia acesa é luz que brilha nesse mundo de trevas. 

E Jesus continuou o Seu ensino, contando uma parábola. Ele falou bem assim: “E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.” Lc 12:36.

Como os servos esperavam o seu senhor? Vigilantes, com os lombos cingidos, candeias acesas, prontos para abrir a porta assim que ele voltasse. E quando ele chegasse, ele ia encontrar a casa iluminada e arrumada. Aqueles servos amavam o seu senhor e queriam agradá-lo.

E nós, vamos esperar o Senhor Jesus de qualquer maneira? Não! Vamos estar preparados, firmados na Palavra de Deus (lombos cingidos) e com os nossos corações cheios do Espírito Santo (candeias acesas). Precisamos ser luz que brilha neste mundo de trevas.

Conclusão

O momento de estar com os lombos cingidos e a candeia acesa é agora! Ore ao Senhor nesta hora: “Que o meu amor por ti cresça a cada dia!”. Agindo assim, vamos ouvir Jesus chamar o nosso nome e vamos participar das bodas do Cordeiro. Maranata! O Senhor Jesus vem!

Louvores Sugeridos: Existem segredos na tua palavra (160); Nas batalhas sou um vencedor (152); Tenho uma candeia (143).

Pergunta para Crianças: O que representa a candeia acesa? Resposta: Coração cheio do Espírito Santo. “Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias.” Lc 12:35.

Para Classes de Intermediários e Adolescentes

Tema: Os segredos do livro de Cantares

1ª Aula: Lombos cingidos e candeias acesas

“... não acordeis, nem desperteis o meu amor, até que queira.” Ct 3:5b

O objetivo da aula é mostrar a necessidade de estarmos firmados na Palavra de Deus e cheios do Espírito Santo, pois Jesus em breve voltará.

Introdução

Vivemos os últimos dias da igreja aqui nesta terra: Jesus em breve voltará! E o livro de Cantares, apesar de ter sido escrito a quase 3000 anos, é muito atual, pois fala desses dias. 

Muitos ouvem falar da volta de Jesus, mas estão desatentos, não se preparam para esse dia. Mas a Palavra de Deus nos ensina como devemos aguardar a volta de Jesus. 

Desenvolvimento

No texto que lemos, a noiva, que é a igreja fiel, suplica, ou seja, ela pede de todo o seu coração: “Não acordeis, nem desperteis o meu amor, até que queira”. 

O “acordar até que queira”, nos mostra que o dia glorioso da volta do Senhor Jesus não vai acontecer quando os homens quiserem, mas no dia que Deus Pai determinar. Enquanto Jesus não vem, nós vamos ficar aqui neste mundo valorizando esse amor, preparados, vigilantes, aguardando ansiosos o dia das Bodas do Cordeiro. 

Nós vamos ficar da forma que Jesus nos orientou: “Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias.” Lc 12:35.

O que é lombos cingidos? Nos dias de Jesus, os homens usavam vestes cumpridas, e quando iam trabalhar, guerrear, ou precisavam estar de prontidão para saírem rápido, eles cingiam os lombos. Cingir é ajustar a roupa junto ao cinto. Assim, o homem podia trabalhar, se movimentar ou guerrear com segurança, com firmeza.

Se estamos com os “lombos cingidos”, estamos preparados, de prontidão, firmados na verdade, que é a Palavra de Deus. “Estai pois firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade” Ef 6:14b.

Mas bastava apenas estar com lombos cingidos? Não! Era necessário também estar com as candeias acesas. Naquela época, não havia luz elétrica. Na escuridão da noite, somente com a candeia acesa as pessoas eram reconhecidas. A candeia é o nosso coração. Candeia acesa, é candeia cheia do óleo, é coração cheio do Espírito Santo, cheio da bênção do Senhor. Candeia acesa é luz que brilha nesse mundo de trevas.  

Jesus nos alertou a estarmos de prontidão, trabalhando, prontos para a saída deste mundo, com os corações cheios do Espírito Santo. E Jesus continuou o Seu ensino, contando uma parábola. Ele falou bem assim: “E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.” Lc 12:36.

Como os servos esperavam o seu senhor? Vigilantes, com os lombos cingidos, candeias acesas, prontos para abrir a porta assim que ele voltasse. E quando ele chegasse, seus servos iam correr para abrir a porta e ele ia encontrar a casa iluminada e arrumada. Aqueles servos amavam o seu senhor e queriam agradá-lo em tudo.

E nós, vamos esperar o Senhor Jesus de qualquer maneira? Não! Vamos estar preparados. 

Mas o que nos move a esperarmos ansiosos a vinda de Jesus? O amor. Precisamos amar a Jesus mais que tudo nesta vida, pois assim, vamos querer fazer somente o que O agrada.

Se amamos a Jesus, os nossos lombos estarão cingidos, ou seja, estaremos prontos para trabalhar na Obra do Senhor, participando das evangelizações, da Orquestra Júnior, dos cultos. A nossa alegria vai ser estar na Casa do Senhor, louvando o Seu nome, aprendendo mais da Sua Palavra.

Nessa posição, nosso coração vai estar cada dia mais cheio do Espírito Santo de Deus e nós vamos ser luz que brilha neste mundo de trevas.

Conclusão

O momento de estar com os lombos cingidos e a candeia acesa é agora! Não importa se nossos amigos, parentes e colegas de escola não servem ao Senhor. Vamos servir ao Senhor e estar preparados para a volta de Jesus.

Que possamos amar mais a Jesus a cada dia do nosso viver. Que servir a Jesus seja nossa maior alegria. Ore ao Senhor nesta hora: “Que o meu amor por ti cresça a cada dia!”. Agindo assim, vamos ouvir Jesus chamar o nosso nome e vamos participar, em breve, das bodas do Cordeiro. Maranata! O Senhor Jesus vem!

Louvores Sugeridos: Existem segredos na tua palavra (160); Nas batalhas sou um vencedor (152); Tenho uma candeia (143).

Pergunta para Crianças: O que representa a candeia acesa? Resposta: Coração cheio do Espírito Santo. “Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias.” Lc 12:35.

Pergunta para Intermediários: O que representa os lombos cingidos? Resposta: É estar preparado, firmado na verdade, que é a Palavra de Deus. “Estai pois firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade” Ef 6:14b.

Pergunta para Adolescentes: Lendo Cantares 3:5, faça uma comparação com o texto de Lucas 12:35-36. Resposta: Precisamos estar preparados para a volta do Senhor Jesus. “Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe.” Lc 12:35-36.

 

 

Sobre o Trabalho de CIAs

As orientações dadas pelo Senhor, consolidadas neste site, têm por objetivo promover o aperfeiçoamento do trabalho de crianças, intermediários e adolescentes como forma de apoio aos professores e pastores vinculados à Igreja Cristã Maranata.

Contato

Rua Torquato Laranja, 92, Centro, Vila Velha - ES, CEP 29100-370

+55(27) 3320-3400
+55(27) 3320-3401

contato@institutoicm.org.br

Copyright © 2021 - Instituto Bíblico – Igreja Cristã Maranata

TOP