EBD - Classes de 3 a 15 anos

Fevereiro 2023

Tema do mês:  Os segredos do livro de Cantares”.  

Dia Assunto Texto
05/02 1ª Aula:   Abre a porta do teu coração Cantares 5:4a
12/02  2ª Aula: 
19/02 3ª Aula:   
26/02  4ª Aula: 

Aulas em texto EBD

EDB 05/02/2023 - Para Classe de Crianças de 3 a 7 anos

Tema: Os segredos do livro de Cantares

1ª Aula: Abre a porta do teu coração 

“O meu amado meteu a sua mão pela fresta da porta...” Ct 5:4a

O objetivo da aula é mostrar que é hora de deixarmos Jesus entrar em nossos corações e fazer morada na nossa vida. Em breve Ele virá!

Introdução

Temos aprendido grandes mistérios e ensinos preciosos no livro de Cantares. Na aula de hoje vamos aprender o que devemos fazer nesta última hora, antes da volta do Senhor Jesus.

Desenvolvimento

O texto que lemos, igreja infiel diz: “O meu amado colocou a mão pela fresta da porta” Ct 5:4a. A igreja infiel é todo aquele que fala de Jesus, mas não obedece a Palavra de Deus. 

A porta fala do nosso coração. A fresta da porta é uma pequena abertura na porta. A igreja infiel só deixou uma pequena abertura para o noivo, pois ele não era importante para ela. 

Hoje, muitos têm aberto só um pouco o seu coração para Jesus, mas o Senhor Jesus nos alerta: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Ap 3:20.

Deus quer nos ensinar que devemos entregar todo o nosso coração, toda a nossa vida a Ele, pois Ele quer nos dar uma eternidade na Sua presença.

Foi isso que Jesus fez na vida de Zaqueu (Lc 19:1-10). Vocês se lembram? A Bíblia nos conta que certa vez, Jesus estava passando pela cidade de Jericó e uma multidão o acompanhava. Ali morava um homem rico chamado Zaqueu. Ele queria muito ver Jesus, mas não conseguia, pois era muito baixo e a multidão o atrapalhava. Mas Zaqueu não desistiu, ele correu e subiu numa árvore. 

Quando Jesus chegou ao lugar em que Zaqueu estava, Ele olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa, pois hoje quero estar em sua casa.”. Zaqueu desceu depressa e recebeu Jesus na sua casa com muita alegria. Ele estava tão feliz de estar perto de Jesus que falou: “Senhor, eu vou dar a metade das minhas riquezas aos pobres e se eu errei com alguém vou devolver quatro vezes mais”. Então Jesus disse: “Hoje veio a salvação a esta casa”.

Quando Jesus foi até Zaqueu, ele abriu toda a porta do seu coração para Jesus entrar. Aleluia! Zaqueu entendeu que o que Jesus tinha para lhe dar era muito mais que as riquezas que ele tinha. O que Jesus deu a Zaqueu? A salvação, a vida eterna! Jesus quer estar presente na sua vida. Como fez com Zaqueu, Jesus quer morar no seu coração. Ele nos faz muito bem!

Conclusão

Jesus está batendo à porta do nosso coração e o momento de abrir é agora: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Is 55:6. Você pode pensar: “Como posso abrir meu coração?”. Faça como Zaqueu e deixe que Jesus entre na sua casa. Diga com fé: “Vem, Jesus, entra em meu coração, faz morada na minha vida!”. 

Louvores Sugeridos: Quando ouvi Jesus me chamar (81); Eu vou contar uma história (Zaqueu) (64); Deus ama você (79).

Pergunta para Crianças: O que Zaqueu fez quando Jesus o chamou? Resposta: Abriu a porta do seu coração e deixou Jesus entrar. “E, apressando-se, desceu e o recebeu-o com júbilo.” Lc 19:6.

EDB 05/02/2023 - Para Classes de Intermediários e Adolescentes

Tema: Os segredos do livro de Cantares

1ª Aula: Abre a porta do teu coração

“O meu amado meteu a sua mão pela fresta da porta...” Ct 5:4a

O objetivo da aula é mostrar que é hora de deixarmos Jesus entrar em nossos corações e fazer morada na nossa vida. Em breve Ele virá!

Introdução

Temos aprendido grandes mistérios e ensinos preciosos no livro de Cantares. Na aula passada começamos a estudar o quinto capítulo, que nos conta que só a igreja fiel foi arrebatada.

Hoje iremos continuar vendo o que Deus tem a nos ensinar acerca dos últimos dias que antecedem a Sua volta e como devemos agir nesta última hora.

Desenvolvimento

O texto que lemos diz: “O meu amado meteu a mão pela fresta da porta” Ct 5:4a. Aqui, quem fala com o noivo Jesus é a igreja infiel. 

A igreja infiel é todo aquele que, apesar de falar de Jesus, vive de acordo com sua vontade e não obedece a Palavra de Deus. É aquele que não é guiado pelo Espírito Santo de Deus, não tem salvação. 

A fresta da porta é uma pequena abertura. Mas por que o noivo coloca a mão pela fresta da porta? Porque a igreja infiel só deixou para Jesus uma pequena abertura, pois Jesus não era importante para ela.

A porta fala do nosso coração. Muitos nesta última hora só buscam a Deus na hora da dor, dos problemas e depois se esquecem dele. Vão ao culto de vez em quando, apenas como uma formalidade, para agradar os pais, a família. Não querem ter compromisso com Deus. Querem apenas as bênçãos que Ele tem para nos dar, por isso abrem só um pouco o seu coração.

Vejam que mesmo a igreja infiel tendo aberto apenas uma pequena fresta, ou seja, um pouquinho, isso foi o suficiente para que o Senhor colocasse a Sua mão na porta.

O que significa isso? Deus não tem deixado de falar, de mostrar o Seu amor, o seu projeto de salvação para o homem. Porém, não podemos esquecer que essa maneira de agir da igreja infiel, de não abrir toda a porta do seu coração ao noivo Jesus, fez com que ela perdesse a benção do arrebatamento. 

Deus não quer isso para as nossas vidas. O Senhor Jesus diz: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Ap 3:20. Foi isso que Jesus fez na vida de Zaqueu (Lc 19:1-10). Vocês se lembram?

Certo dia, Jesus estava passando pela cidade de Jericó e uma multidão o acompanhava. Ali morava Zaqueu, um homem rico, que era chefe dos cobradores de impostos (quantia de dinheiro que as pessoas tinham que pagar ao governo).

Assim que soube que Jesus estava passando por Jericó, Zaqueu tentou vê-lo, mas não podia, pois era muito baixo e a multidão o impedia. Zaqueu não desistiu, ele correu adiante da multidão e subiu numa árvore. Ele queria tanto conhecer a Jesus que nem se importou com o que as pessoas iam achar de vê-lo em cima de uma árvore.

Quando Jesus chegou ao lugar que Zaqueu estava, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa, pois hoje quero estar em sua casa.” (Lc 19:5). E Zaqueu desceu depressa e recebeu Jesus na sua casa com muita alegria. Ele estava tão feliz de estar perto de Jesus que falou: “Senhor, eu vou dar a metade das minhas riquezas aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.”. Então Jesus disse: “Hoje veio a salvação a esta casa”.

Quando Jesus foi até Zaqueu, ele abriu toda a porta do seu coração para Jesus entrar. Aleluia! 

Jesus quer estar presente na sua vida, no seu coração e em seus pensamentos. Ele quer te abençoar em tudo. Zaqueu entendeu que o que Jesus tinha para lhe dar era muito mais que as riquezas que ele tinha. O que Jesus deu a Zaqueu? A salvação, a vida eterna! Jesus tem o melhor para nós. Ele nos faz muito bem!

Conclusão

Jesus está batendo à porta do nosso coração, e o momento de abrir é agora: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Is 55:6. Não vai adiantar ir ao encontro de Jesus depois que Ele arrebatar Sua igreja. 

Precisamos buscar ao Senhor enquanto se pode achá-lo, enquanto Ele ainda está perto. Não é hora de desprezarmos o toque de Jesus em nossas vidas. Mais uma vez o Senhor está nos dando oportunidade. Em breve o Maranata vai se cumprir. 

Você pode pensar: “Como posso abrir meu coração?”. Faça como Zaqueu e deixe que Jesus entre na sua casa. Diga com fé: “Vem, Senhor, entra em meu coração, faz morada na minha vida!”. 

Louvores Sugeridos: Quando ouvi Jesus me chamar (81); Eu vou contar uma história (Zaqueu) (64); Deus ama você (79).

Pergunta para Crianças: O que Zaqueu fez quando Jesus o chamou? Resposta: Abriu a porta do seu coração e deixou Jesus entrar. “E, apressando-se, desceu e o recebeu-o com júbilo.” Lc 19:6.

Pergunta para Intermediários: O que Jesus disse após visitar a casa de Zaqueu? Resposta: Hoje veio salvação a esta casa. “Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." Lc 19:9b-10.

Pergunta para Adolescentes: Lendo Cantares 5:4, na expressão: “O meu amado meteu a sua mão pela fresta da porta…”, faça uma relação desta expressão com o que está escrito em Apocalipse 3:20, na expressão: “…se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta…”. Resposta: Refere-se ao desejo do Noivo (Jesus) de entrar no coração do homem. Que ele abra não apenas uma fresta da porta do coração, mas todo o seu coração para Jesus entrar. “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Ap 3:20.

 

Sobre o Trabalho de CIAs

As orientações dadas pelo Senhor, consolidadas neste site, têm por objetivo promover o aperfeiçoamento do trabalho de crianças, intermediários e adolescentes como forma de apoio aos professores e pastores vinculados à Igreja Cristã Maranata.

Contato

Rua Torquato Laranja, 92, Centro, Vila Velha - ES, CEP 29100-370

+55(27) 3320-3400
+55(27) 3320-3401

contato@institutoicm.org.br

Copyright © 2021 - Instituto Bíblico – Igreja Cristã Maranata

TOP